PROJETO: TECENDO LEITURAS COM FÁBULAS

PUBLICO ALVO: TURMA: 5º ANO C

PROJETO: TECENDO LEITURAS COM FÁBULAS

JUSTIFICATIVA:

Este projeto tem como objetivo colocar o aluno em situações formais de uso da língua, uma vez que a fábula poderá ser utilizada na escola como um tipo de texto que propicie inúmeras atividades de leitura, interpretação, dramatização e produção textual oral e escrita.
Sabemos que as fábulas apresentam claras e boas lições através da moral, possibilitando a reflexão sobre os valores e sua cultura.


OBJETIVO GERAL:

Despertar nos alunos através de atividades com fábulas, o hábito da leitura da escrita, da criação e da produção.
OBJETIVOS:
• Favorecer o desenvolvimento criativo dos alunos, através de diferentes expressões, tais como: desenhos, músicas, produções de textos e dramatizações;
• Refletir com os alunos os valores que são transmitidos através das fábulas;
• Reconhecer e produzir texto do gênero narrativo em fábula;
METODOLOGIA:
 Conversar com os alunos sobre o que é uma fábula;
 Disponibilizar para os alunos diversas fábulas;
 Ter um caderno só para as fábulas;
 Criar fábulas através da linguagem gráfica ou escrita;
 Incentivar os alunos para que escolham uma ou duas fábulas e leiam;
 Proporcionar espaço para os alunos expressarem as suas opiniões e comentários sobre as fabulas;
 Dividir a turma em grupo;
 Cada grupo escolhe uma fábula e dramatiza para a turma;
 Criar novas fábulas com questões do dia a dia e ilustrá-las;
 Peça-lhes que sugiram uma moral para essa fábula;
 Montar um mural com as fábulas;
 Visitar os sites para conhecer outras fábulas de diversos autores;
 Organizar com a turma um livro com as fábulas criadas;
 Peça a um aluno que leia uma fábula, pedindo aos demais que fiquem atentos para a história de modo que possam responder as perguntas que lhes serão feitas.
 Pergunte-lhes o que sabem a respeito das fábulas. Um aluno vai tomando nota das respostas dos colegas na lousa ou em uma folha: Quem são geralmente os personagens? É possível dizer em que épocas aconteceram tais histórias? Para que servem as fábulas? Os personagens que em geral são animais têm características de animais?
 Outro aluno lê à mesma fábula em voz alta e os alunos deverão fazer um desenho simples da cena imaginada em seu caderno. Pode ser um desenho simples. Em seguida, apresentar-lhes uma ilustração de um livro para que comparem o desenho que fizeram com o apresentado.
 Para casa: os alunos deverão ler uma fábula e, se possível, trazê-la na aula seguinte.
-Motivar os alunos para conhecer alguns autores de fábulas (Esopo, La Fontaine, e Monteiro Lobato).
PRODUÇÃO FINAL:
• Confecção de um livro de fábulas, realizado a partir dos trabalhos dos próprios alunos e disponibilizar este material na Página da internet no blog da escola.
MÍDIAS UTILIZADAS: Livros de Literatura Infantil Computador, internet, DVD, TV.
AVALIAÇÃO: O processo avaliativo será realizado com: atividades avaliativas de produção dos textos, a participação, desempenho nos grupos, dramatizações e a confecção dos livros de fábulas.
REFERENCIAS:

0 comentários:

Postar um comentário